<$BlogRSDUrl$>

jeudi, janvier 29, 2004

Tabaco 

Há cada vez mais fundamentalistas. E então no que diz respeito ao tabaco, safa! São aos molhos. Começa mesmo a ser moda não fumar.
Um gajo que seja apanhado de cigarro nas mãos fica mal visto. E se estiver de charuto, então, é corrido à bofetada.
As tabaqueiras não ligam muito ao assunto, pois, por cada um adulto que larga o tabaco, logo aparecem umas dezenas de teenagers inconscientes a largarem baforadas de fumo, ao mesmo tempo que fazem olhinhos à menina que têm à frente e agarram no seu Yorn com câmera digital, e-mail e sons polifónicos (melhor, escaganifobéticos).
Também eu já tentei deixar de fumar. Fartei-me daqueles montes de olhos centrados em mim, como se fosse eu um assassino, ou se me estivesse a preparar para assaltar um banco. Nessa altura dirigi-me à farmácia e comprei um daqueles maços de cigarros de eucalipto. A caminho do meu banco, abri o maço e acendi o primeiro cigarro saudável. Quando estava na fila do caixa, ouvi:
- Ó Neves, não te cheira a queimado?
- É, fios queimados. Deve ter sido outra vez a merda dos fusíveis que rebentaram.
Assim, como quem não quer a coisa e sem querer dar muito nas vistas, deixei cair o cigarro de eucalipto para o chão e pus-lhe o pé em cima.
Nesse mesmo dia, voltei à farmácia. Comprei daqueles emplastros para colar
no braço. Ao fim de duas horas, desisti, enrolei o emplastro e fumei-o. De qualquer modo, um dia vou morrer na mesma, que se lixe.
Agora, sempre que alguém me olha de esguelha, com ar de quem reprova o meu cigarro, não ligo. É-me fácil abstrair-me desses olhares severos; basta-me lembrar o sabor dos cigarros de eucalipto.
Olha, vai um cigarrinho?
Carlos Caldeira

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Autor: Gustavo Aleixo Weblog Commenting by HaloScan.com
Search this site or the web powered by FreeFind

Site search Web search
Site Meter Tire todas as suas dúvidas sobre blogs. links to this post