lundi, décembre 15, 2003
"A Invasão", o livro de um Amigo
Há muitos séculos que Espanha, de uma forma ou de outra, tenta conquistar o território Português. Na actualidade isso é evidente pela presença constante do poder empresarial espanhol no nossso quotidiano e pelas crescentes referências a Espanha nos media portugueses.
Porque é que será que ninguém explica aos portugueses o que realmente se está a passar?
E porque é que será que os portugueses parecem não querer saber a real dimensão deste fenómeno?
Mas isso acabou!
Rui Camarinha (um amigo que já foi meu director), 42 anos, jornalista, trabalha na área de Economia e Negócios desde 1988 e lança agora um livro, entitulado “A INVASÃO”, no qual faz uma análise aprofundada e cuidada da presença das empresas espanholas em Portugal. E das poucas iniciativas empresariais portuguesas em Espanha. Tudo atrávés de um trabalho de pesquisa de cerca de um ano, com mais de 280 empresas citadas, 50 obras consultadas e 50 entrevistas realizadas.
Mais do que se limitar a uma análise numérica e puramente matemática da situação, Rui Camarinha conjuga neste livro opiniões e perspectivas várias de ilustres representantes de sectores diversificados da vida portuguesa – entre muitos outros, Prof. Dr. António Nogueira Leite (Administrador da Brisa), Prof. Dr. Daniel Bessa (ex-Ministro da Economia), Prof. Dr. António Borges (Vice-Presidente da Goldaman Sachs) – criando um testemunho abrangente que se deseja sirva para acordar um Portugal adormecido.
A Editora Letras Gordas anuncia o lançamento desta obra no próximo dia 15 de Dezembro, pelas 19h30m, na Galeria da Cidade (espaço da Associação de Turismo de Lisboa, no Lisbon Welcome Center), Rua do Arsenal nº 15.
Eis algumas passagens do livro:
“Espanha tem uma estratégia para Portugal e um objectivo: conquistar o rectângulo que lhes falta. É uma questão por resolver desde 1143 (...)”
Prof. Dr. Daniel Bessa
“(...) Em Espanha somos visto como um país de brandos costumes, que dá tiros nos pés e que nunca mata o touro.”
Dr. Jorge Leitão
“Nas vésperas da Guerra do Iraque, quando Portugal serviu de anfitrião na cimeira das Lajes, alguém teve de lembrar a George W. Bush que não estava numa ilha das Canárias, sussurrando-lhe ao ouvido: “Portugal, don´t forget””
“As pessoas falam de vendas em Espanha, mas nunca venderam coisa nenhuma em Espanha (...)”
Prof. Dr. António Nogueira Leite
“(...) como diz o presidente da Somague, Diogo Vaz Guedes, “os espanhóis não nos estão a invadir, nós é que nos estamos a vender”.”
“(...) por incrível que pareça foi a agência espanhola Futurebrand a escolhida pelo ICEP para promover a marca “Comércio de Portugal”. Verdadeiramente inacreditável. Ou será sado-masoquismo?”
CC
abcd2003@tiscali.fr
Porque é que será que ninguém explica aos portugueses o que realmente se está a passar?
E porque é que será que os portugueses parecem não querer saber a real dimensão deste fenómeno?
Mas isso acabou!
Rui Camarinha (um amigo que já foi meu director), 42 anos, jornalista, trabalha na área de Economia e Negócios desde 1988 e lança agora um livro, entitulado “A INVASÃO”, no qual faz uma análise aprofundada e cuidada da presença das empresas espanholas em Portugal. E das poucas iniciativas empresariais portuguesas em Espanha. Tudo atrávés de um trabalho de pesquisa de cerca de um ano, com mais de 280 empresas citadas, 50 obras consultadas e 50 entrevistas realizadas.
Mais do que se limitar a uma análise numérica e puramente matemática da situação, Rui Camarinha conjuga neste livro opiniões e perspectivas várias de ilustres representantes de sectores diversificados da vida portuguesa – entre muitos outros, Prof. Dr. António Nogueira Leite (Administrador da Brisa), Prof. Dr. Daniel Bessa (ex-Ministro da Economia), Prof. Dr. António Borges (Vice-Presidente da Goldaman Sachs) – criando um testemunho abrangente que se deseja sirva para acordar um Portugal adormecido.
A Editora Letras Gordas anuncia o lançamento desta obra no próximo dia 15 de Dezembro, pelas 19h30m, na Galeria da Cidade (espaço da Associação de Turismo de Lisboa, no Lisbon Welcome Center), Rua do Arsenal nº 15.
Eis algumas passagens do livro:
“Espanha tem uma estratégia para Portugal e um objectivo: conquistar o rectângulo que lhes falta. É uma questão por resolver desde 1143 (...)”
Prof. Dr. Daniel Bessa
“(...) Em Espanha somos visto como um país de brandos costumes, que dá tiros nos pés e que nunca mata o touro.”
Dr. Jorge Leitão
“Nas vésperas da Guerra do Iraque, quando Portugal serviu de anfitrião na cimeira das Lajes, alguém teve de lembrar a George W. Bush que não estava numa ilha das Canárias, sussurrando-lhe ao ouvido: “Portugal, don´t forget””
“As pessoas falam de vendas em Espanha, mas nunca venderam coisa nenhuma em Espanha (...)”
Prof. Dr. António Nogueira Leite
“(...) como diz o presidente da Somague, Diogo Vaz Guedes, “os espanhóis não nos estão a invadir, nós é que nos estamos a vender”.”
“(...) por incrível que pareça foi a agência espanhola Futurebrand a escolhida pelo ICEP para promover a marca “Comércio de Portugal”. Verdadeiramente inacreditável. Ou será sado-masoquismo?”
CC
abcd2003@tiscali.fr