<$BlogRSDUrl$>

jeudi, novembre 13, 2003

Gosto de Isabel Allende, mas… 

Isabel Allende – "O Meu País Inventado"
“O funcionário público deve compreender desde o seu primeiro dia na repartição que qualquer sinal de iniciativa ditará o fim da sua carreira, porque não está ali para exibir méritos, mas para alcançar dignamente o seu nível de incompetência. O propósito de mover papéis com selos e carimbos de um lado para o outro não é resolver problemas, mas impedir soluções. Se os problemas se resolvessem, a burocracia perderia poder e muita gente honesta ficaria sem emprego; pelo contrário, se piorarem, o Estado aumenta o orçamento, contrata mais gente e assim diminui a taxa de desemprego e todos ficam contentes. O funcionário abusa da sua migalha de poder, partindo do princípio de que o público é seu inimigo, sentimento que é plenamente correspondido. Foi uma surpresa comprovar que nos Estados Unidos basta ter uma carta de condução para se movimentar no país e a maioria das questões é resolvida por correio. No Chile, o empregado de turno exigiria ao solicitante prova de que nasceu, não está preso, pagou os seus impostos, se recenseou para votar e continua vivo, porque mesmo que esperneie para provar que não morreu, mesmo assim não fica isento de apresentar um «certificado de sobrevivência». Como será agora, que o governo criou uma repartição para combater a burocracia? Os cidadãos podem reclamar quando são maltratados e acusar os funcionários ineptos… em papel selado com três cópias, claro. Recentemente, para passar a fronteira com a Argentina num autocarro de turismo tivemos de esperar hora e meia enquanto nos revistavam os documentos. Era mais fácil saltar o antigo muro de Berlim. Kafka era Chileno.”

Estou a acabar de ler este livro da Allende. Acho que li todos os livros da senhora. E gosto muito. Irrita-me apenas a mania de se declarar de esquerda, quando o não é. Basta ler com atenção o excerto do livro que aqui copio.
A burocracia é típica de países socialistas, comunistas, esquerdistas e de ditaduras de direita. É por isso, que tal como no Chile, Portugal é um país extremamente burocrata, com réstias do “reinado” de Salazar e excesso de tiques socialistas e socializantes. É ridículo que a nossa Constituição tenha um artigo dedicado à desburocratização!
Nos países de direita económica, como os EUA, onde reside Isabel Allende, a burocracia é diminuta. O funcionário dos serviços públicos está ali para atender o público e não para servir o seu chefe.
CC
abcd2003@tiscali.fr

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Autor: Gustavo Aleixo Weblog Commenting by HaloScan.com
Search this site or the web powered by FreeFind

Site search Web search
Site Meter Tire todas as suas dúvidas sobre blogs. links to this post